shopping_cart 0 Itens no carrinho

Representante Autorizado:

(51) 3423-2958

(51) 99844-8901

Gemu moderniza fábrica e amplia capacidade em 60%

(06/03/2020) - Durante os anos de crise econômica, a multinacional alemã Gemü Válvulas, Sistemas de Medição e Controle optou por investir na modernização de seu parque fabril, em São José dos Pinhais (PR). Os investimentos proporcionaram um aumento de 60% da capacidade produtiva, que, “agora, com a retomada do otimismo na indústria, está permitindo atender a crescente demanda por peças e equipamentos”, informa a empresa.

Com isso, a Gemü informa ter superado as metas de faturamento nos dois primeiros meses de 2020, com a venda de válvulas e acessórios para diversos setores da indústria, como siderurgia, fertilizantes, setor automobilístico, petróleo & gás, farmacêutico, alimentos, cosméticos, biotecnologia, entre outros.

Entre os setores beneficiados com a modernização está o de usinagem. O setor ganhou nada menos que quatro máquinas: dois tornos CNC de 4 eixos com ferramentas acionadas e dois centros de usinagem, de 4 e 5 eixos. Outro destaque foi o aumento da capacidade de prensagem na fabricação de diafragmas e de injeção para borracha, com uma máquina de última geração, destinada ao revestimento das válvulas.

“O investimento traz maior produtividade e confiabilidade ao processo de fabricação, que ficou mais estável”, explica o gerente industrial da GEMÜ, Fabiano Gemin. “Investir em maquinário e equipamentos minimiza custos de manutenção, permite reduzir os prazos de entrega e moderniza a operação, com aumento da qualidade.”

As novas prensas permitem fazer muito mais peças por vez. Na área de revestimento, além das novas injetoras, uma nova máquina autoclave possibilita fazer a cura final da vulcanização da borracha, usando pressão e temperatura.

O sistema de pintura também foi aprimorado, de forma a criar um ambiente mais controlado e adequado ambientalmente. A área de acabamento garante o controle total da emissão de resíduos.

“Essas e outras melhorias trouxeram um desejado aumento de 60% de capacidade produtiva, o que colocou a filial brasileira entre os grandes fornecedores do próprio grupo Gemü”, informa a empresa em comunicado de imprensa.

A empresa informa ainda tere realizado investimentos na área de recursos humanos, com o aumento da equipe e a abertura de um escritório em São Paulo. “Outra estratégia para aproveitar da melhor forma o momento econômico foi aproximar-se do mercado, pulverizar a penetração em diversos nichos da indústria e organizar as vendas com sistema de representantes”, conclui.

Sobre a Gemü - A filial do grupo alemão que faturou 319 milhões de euros em 2019, a Gem¨do Brasil irá completar 40 anos de atividades em 2021. Com 100 colaboradores, a planta situada em São José dos Pinhais (PR) produz válvulas e acessórios para o tratamento de água e efluentes em indústrias de todas as áreas, como siderurgia, fertilizantes e setor automobilístico, bem como para integrar sistemas de geração de energia. Na área de PFB (farmacêutica, alimentícia e biotecnologia), a empresa exporta para toda a América Latina produtos de alta precisão, com atendimento local, além de consultoria com profissionais capazes de orientar na escolha da melhor solução em válvulas para cada aplicação.

Confira também:

AMG extrai lítio de rejeitos de barragens de mineração em MG

Fabricantes de máquinas planejam ampliar investimentos em 2020